Atividade física e qualidade de vida

A tecnologia tem avançando numa velocidade assombrosa nas últimas décadas. Este avanço nos permitiu viver uma vida de extremo conforto, mas com poucas horas dedicadas a prática de atividade física e lazer.

Este quadro, quando associado ao estresse e hábitos alimentares inadequados, provoca uma séria ameaça ao nosso estado de saúde, bem estar e qualidade de vida.

Estudos recentes confirmaram definitivamente que a inatividade física é um fator de risco dominante para o aparecimento de uma série de doenças, estando no mesmo nível ou acima de fatores como o fumo, obesidade, pressão arterial e colesterol elevados.

A qualidade de vida envolve abordagens multifatoriais mas, no âmbito da atividade física, ela está diretamente ligada com a saúde, combate ao estresse e com a habilidade de executar atividades do dia a dia e horas de lazer com mais conforto, prazer, segurança e menor risco de lesões.

Um programa de exercícios voltado para melhora da qualidade de vida não deve enfocar apenas a prática de atividades físicas, mas incentivar a mudança do estilo de vida de seus participantes quanto aos hábitos alimentares e valorização das horas de lazer. Os benefícios fisiológicos e psicológicos do programa auxiliarão também seus participantes a alcançar um balanço físico e mental ideal para o desempenho das atividades sociais e de trabalho.

Quando a atividade física fizer parte integral do nossos hábitos de vida, tivermos um nível de aptidão para realizar as atividades que quisermos sem esforço exagerado, nossa alimentação for um prazer para saúde (maior que uma obsessão diária no seu controle) e formos capazes de dominar o estresse sem ser dominado por ele, teremos com certeza melhorado nossa qualidade de vida .

Atividade Física é Qualidade de Vida - Nuno Cobra

Sedentarismo Dr. Turíbio Leite Barros Neto

Volta