APOIO
|
Apresentação dos Trabalhos
Untitled Document
SOBRE A PÁGINA
Os materiais para-didáticos disponibilizados nesta página são
resultados do esforço conjunto de licenciandos em Física da UFSC,
que os apresentaram como a última das tarefas da disciplina Metodologia
de Ensino de Física - MEN 5185, (Dep. MEN-CED) nos seis últimos
semestres letivos. Ao longo de cada semestre, este desafio é proposto,
discutido e elaborado, sendo também escolhidos os temas, critérios,
meios e fins durante parte das aulas realizadas no LANTEC - Laboratório
de novas tecnologias do Centro de Ciências da Educação -
CED.
Tais trabalhos
destinam-se fundamentalmente a professorandos e professores de Física/Ciências,
nas múltiplas etapas de formação: inicial e continuada,
presencial e a distância, específica, integradora e contextual.
Interessados no desvelamento inicial destes temas tópicos também
poderão acessar e estudar os assuntos, considerada sua formação
profissional ou intelectual, mas sobretudo seu interesse em conhecer os mesmos
na perspectiva cultural. Os mesmos podem ser utilizados parcialmente ou integralmente
em mini-cursos, aulas demonstrativas, roteiros, seminários..., tanto
nos cursos de disciplinas integradoras das licenciaturas, internamente e nos
estágios, como no exercício docente do Ensino Médio e séries
finais do Ensino Fundamental, sendo aqui também central a abordagem dos
tópicos na perspectiva de formação cultural de todos os
alunos, não somente daqueles mais inclinados ao conhecimento científico
e tecnológico. Adaptações serão necessárias
em função da demanda, dos interesses e dos meios disponíveis,
computadores em particular.
Ressaltamos que um dos critérios para escolha dos temas é a contemporaneidade
do mesmo e sua pequena freqüência ou ausência nos livros didáticos
mais utilizados. Na grande maioria, os tópicos versam sobre conhecimento
em C&T atuais, aplicado e básico, com destaque para a Física,
mas não exclusivamente, até porque trata-se de conhecimentos multidisciplinares
e interdisciplinares.
Boa parte dos tópicos tem sido aplicada em situações reais
de sala de aula pelos licenciandos, sempre respeitando as dimensões contextuais
da unidade escolar onde se desenvolvem projetos de estágio na disciplina
Prática de Ensino, ou eventualmente em seminários ou mini-curso
negociado.
Alguns tópicos são apresentados com orientações
e sugestões de teor didático-pedagógico, visando uma maior
interlocução com colegas docentes que farão uso do material
para-didático. Outros não estão acompanhados deste segmento,
por entenderem os autores que podem ser aproveitados pelos colegas de múltiplas
maneiras, ou porque são voltados para a introdução temática
do assunto, devendo ser aprofundado ou redirecionado pelos usuários.
Os recursos, linguagens e potencial dos meios utilizados não são
padronizados, em respeito às diferenças de formação
e dos objetivos dos autores, mas um tratamento final é dado, para fins
de visibilidade e produção hiper-textual, por um especialista
em computação, sempre sob supervisão nossa. Adaptações
de outras fontes, traduções e reconstruções são
recursos comumente utilizados nestas tarefas, a exemplo de similares. Créditos
dos autores principais e demais fontes estão lançados em cada
trabalho.
Trabalhos como os de Energia Nuclear e Energia Eólica são produções
de alunos do 1o ano do Ensino Médio da Escola Elisa Andreoli de São
José/SC, que guardadas as proporções, consolidam-se como
importantes indicativos da discussão de tópicos modernos/integradores
de física aliados a utilização de softwares no Ensino de
Física.
Artigos e textos para apoio são também disponibilizados, visando
oferecer subsídios aos que pretendem fundamentar questões, desafios
e alternativas similares aos nossos.
Esperamos comentários, críticas e sugestões dos colegas
acadêmicos e professores do Ensino Básico para mantermos esta página
a mais atualizada e operacional possível.
Todo o material
contido nesta página pode ser utilizado por docentes e interessados para
fins não comerciais, desde que citada a fonte.
|
|