TV Digital

A televisão tal como a conhecemos vai mudar radicalmente nos próximos anos. Deixar definitivamente o sinal televisivo analógico e passando à sua transmissão digital poderá permitir uma verdadeira revolução. O papel-chave que a televisão ocupa nas sociedades modernas poderá ser catapultado pelas potencialidades técnicas que a era digital permite. Com o novo tipo de transmissão, o telespectador terá, além de mais qualidade, a possibilidade de interagir com a programação, numa revolução de opções e comportamento diante a TV. Pelo Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), as emissoras poderão transmitir TV em alta definição para receptores móveis e portáteis - será possível, por exemplo, assistir à TV dentro de um ônibus ou de um carro em movimento com a mesma qualidade de um aparelho residencial.

As diferenças de transmissão

Quando um sinal de TV é transmitido por meio de ondas aéreas por uma estação de TV, isso acontece em uma freqüência específica. No Brasil, essas freqüências são os conhecidos canais 2 a 13 em VHF e 14 a 83 em UHF. As emissões de TV são feitas a partir de 5x107 Hz (50 MHz).

Transmissão Analógica

A emissora transmite os programas em ondas eletromagnéticas que ocupam completamente uma largura de canal de 6 MHz.
(imagem meramente ilustrativa) Ref.1

Transmissão Digital

As imagens e sons são digitalizados - transformados em linguagem binária, de computador. São transmitidos pelas emissoras também em um canal com largura de 6MHz. Mas como estão digitalizados é possível comprimir e enviar mais dados nos mesmos 6MHz, usando o espaço(banda de freqüência) com mais eficácia. Assim os canais podem optar por oferecer programas em HDTV(alta definição) - o telespectador recebe áudio e vídeo com muito mais qualidade ou por transmitir até quatro programas ao mesmo tempo no mesmo canal.

(imagem meramente ilustrativa) Ref.2

Quais as opções que tenho para assistir TV?

Ref.3
Durante os próximos 10 anos (2007 a 2017), as emissoras continuarão transmitindo o sinal analógico junto com o digital. Com o início das transmissões digitais, o usuário vai poder escolher:

Continuar a sintonizar a TV analógica.

O governo federal vai ceder às emissoras um canal extra para transmitir o sinal analógico por cerca de 10 anos. Para seguir assistindo à televisão que existe hoje, não é preciso fazer nada.
Ref.4

Comprar um conversor para sua TV atual.

Os aparelhos atuais só captam o sinal analógico. Para sintonizar a programação digital das emissoras, será preciso comprar um decodificador, uma caixa conversora que vai ligada à sua TV atual.
A imagem vai melhorar: Mesmo em aparelhos comuns, o telespectador deve sentir melhora na qualidade do vídeo: o sinal digital não tem interferências, o que significa uma imagem sem fantasmas ou chuviscos.
Ref.5

Comprar uma TV nova, que receba sinal digital

Esses aparelhos não vão precisar da caixa conversora para sintonizar a programação digital das emissoras. A primeira diferença que você irá notar em ralação às TVs comuns (TV de tubo), é o formato de tela. Retangulares e mais parecidas com as telas de cinema.
Ref.6

Quais são as vantagens da TV digital?

  • Maior qualidade de vídeo e áudio
  • Mais interatividade com o telespectador
  • Possibilidade de transmissão da programação para terminais móveis e portáteis, como laptops, PDAs, ou celulares
  • Possibilidade de transmitir um programa em alta definição ou quatro em definição padrão
Com a tecnologia digital e a possibilidade de alta resolução de vídeo, o telespectador ganha um ângulo de visão bem maior. Também consegue enxergar todos os detalhes da imagem sentado mais perto da TV, como na figura abaixo (figura fora de escala):

Ref.7

Interatividade: o que as TVs poderão oferecer

  • Guia de progamação eletrônico
  • Escolha de câmeras alternativas em eventos como jogos de futebol
  • Informações sobre produtos na tela.Por exemplo, onde comprar o carro usado pelo personagem da novela.
  • Notícias, dados sobre artistas e filmes, previsão do tempo em formato de texto.

TV Digital é o mesmo que TV de alta definição (HDTV)?

Não. A TV Digital é um sinal de transmissão que permitirá às emissoras entregar imagens em alta definição. Mas é preciso ter um aparelho de televisão com tela com resolução para que o vídeo tenha essa qualidade.

No vídeo abaixo, temos uma explicação mais completa sobre televisões em alta definição (full HD) produzido pelo site OlharDigital:

Ref.8

O que é a proporção da tela?

É o formato da tela. Nas TVs comuns, a imagem aparece numa tela meio quadrada, numa proporção de 4:3, ou seja, quatro unidades de largura por três de altura. A HDTV tem formato 16:9, dezesseis unidades de largura por nove de altura mais parecida com uma tela de cinema.

Ref.9

O que é resolução da tela?

Quanto maior a resolução da tela, melhor a qualidade da imagem. A resolução é determinada pelo número de linhas horizontais que formam uma imagem. Uma TV comum tem 480 linhas. Quanto mais linhas, melhor a imagem a ser assistida. Um aparelho é considerado HDTV se tiver resolução entre 720 e 1080 linhas.

 
TVs comuns
HDTV (alta definição)
Definição
480 linhas horizontais
até 1080 linhas horizontais
Proporção da tela
4:3
16:9
Distância de visualização
7 vezes a altura da tela
3 vezes a altura da tela
Ângulo de visão
10 graus
30 graus

Os DVDs e videocassetes atuais ainda vão funcionar?

Sim. A mudança do sinal de analógico para digital não interfere em nenhum aparelho conectado à sua televisão hoje. DVDs, vídeos e televisão por assinatura funcionarão normalmente.

Será possível assistir TV pelo celular?

A idéia é permitir a transmissão também para dispositivos móveis e portáteis: telas nos carros, laptops,PDAs e celulares, por exemplo. No futuro será possível assistir programas em ônibus em movimento com imagem perfeita.

Ref.10

O que muda no áudio?

Em vez dos dois canais de áudio (estéreo) possíveis de serem enviados nas transmissões analógicas, na TV digital serão seis canais (5.1), com nos DVDs. O sistema é o Dolby AC3 ou AAC, no qual o áudio é separado para dar a sensação de que se está no cinema.
Ref.11

Esquema de som de seis canais (5.1)

  1. Canal esquedo frontal
  2. Centro
  3. Canal direito frontal
  4. Sub grave (Subwoofer)
  5. Canal esquerdo traseiro
  6. Canal direito traseiro

Para saber mais visite:

http://www.dtv.org.br/materias.asp?menuid=3&id=1
http://www.forumsbtvd.org.br/materias.asp?id=20
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/hdtv.htm
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/televisao-digital.htm

Referências Bibliograficas

Imagens e Vídeos
  1. Creditos: Ronan Rasia
  2. Creditos: Ronan Rasia
  3. http://www.globominastvdigital.com/img/fig_evolucao.jpg
  4. http://sabine77.files.wordpress.com/2008/12/televisao.jpg
  5. Creditos: Ronan Rasia
  6. http://www.monitoresonline.com.br/sony46.jpg
  7. Creditos: Ronan Rasia
  8. http://static.hsw.com.br/gif/hdtv-3.jpg
  9. http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=3957
  10. http://www.dtv.org.br/images_materias/tv_digital.jpg
  11. Creditos: Ronan Rasia
Conteúdo

DIÁRIO CATARINENSE, Quinta-feira, 29 de junho de 2006,Reportagem Especial - O futuro na sua tela, pág. 4 e 5.
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/hdtv.htm
http://eletronicos.hsw.uol.com.br/televisao-digital.htm