Certamente você já deve ter brincado no escorrega. A idéia e simples. Você sobe uma escada, vai até o topo do escorregador e desce pela parte metálica, chegando no chão com uma determinada velocidade. Mas o que faz com que você adquira velocidade ao longo do percurso? Será que a velocidade máxima depende da altura do escorregador?

Para responder essas e outras questões relacionadas ao escorregador você deve conhecer uma das leis mais importantes (senão a mais importante) da Física. A lei da conservação de energia.


Como dizia Lavoisier "Na natureza nada se cria, tudo de se transforma". Vamos usar esta frase para responder as perguntas iniciais. Primeiramente a lei da conservação de energia afirma que num sistema isolado a energia do sistema se conserva. Ou seja, senão houver forca externa atuando sobre o sistema a energia se conserva.

As duas formas de energia que vamos discutir aqui são a energia potencial gravitacional e a energia cinética. A energia cinética é uma energia que está relacionada com o movimento de translação de um corpo. Sua formula e dada por:




 
Se algum corpo estiver situado a uma determinada altura em relação a um ponto de referencia, este possui energia gravitacional. A fórmula da energia potencial leva em conta a massa do corpo, a aceleração da gravidade e a altura com relação ao referencial determinado:



 
Então, quando você chega no topo do escorregador possui energia potencial. A medida que você desce, vai adquirindo energia cinética, ou seja, velocidade. Se não houvesse atrito poderíamos utilizar a conservação da energia mecânica e teríamos.



Mas o caso real, isso não bem assim, pois há a força de atrito entre você e o brinquedo. Interessante: a força de atrito, neste caso, aparece como o calor que aquece as partes do corpo que estão em contato com o escorrega.
 
A medida que você desce, se tentar diminuir a velocidade colocando as mãos na lateral do escorrega, sentirá que a temperatura da sua mão aumenta muito. Isso porque o atrito está relacionado com essa interação que a sua mão faz com o escorregador.
Mas, você deve estar se perguntado, a energia mecânica não se conserva? Na verdade, a quantidade de calor que o atrito (força externa ao sistema) gera é a diferença da energia potencial gravitacional e a energia cinética. Veja abaixo um diagrama das forças que agem sobre seu corpo enquanto brinca no escorrega.





Veja esse diagrama e compreenda melhor como se comportam as energias durante a descida.

 



volta ao topo da página