Supercondutividade - Página 1

|1|2|3|Próxima

Você sabe que existem 3 estados da matéria. Mas será que só existem 3 mesmo?

Hoje em dia não é tão claro que existam somente estes três, já se pode mencionar a existência de um outro estado, chamado Plasma, que se trata de um gás em altíssimas temperaturas, mas não é foco de nosso estudo. O que desejamos abordar é um outro estado, que foi denominado de Supercondutividade.

Em 1911 um cientista holandês analizando a resistividade elétrica do mercúrio, percebeu que quando submetido a baixíssimas temperaturas (por volta de 4K = -269ºC), sua resistência à passagem de corrente elétrica era nula, ou seja, zero. Podemos entender a resistividade como a dificuldade que o elétron livre encontra ao transitar por meio a estrutura cristalina de um dado material. Então no caso acima, o que ocorria era que a corrente elétrica não encontrava nenhuma dificuldade ao atravessar o mercúrio. Mas por que?

A conclusão que foi tirada era baseada na teoria cinética das moléculas, ou seja, a temperatura é uma medida de agitação das mesmas, portanto, quando sua temperatura baixasse, os átomos e moléculas do material vibrariam cada vez menos. Mas o que se perguntava era o que ocorreria se o movimento fosse quase nulo, ou seja, temperaturas próximas a 0K (-273ºC).

Pense, por exemplo, em você andando em um terminal de ônibus ou metrô. Se o terminal estivesse cheio você esbarria freqüentemente nas pessoas que também caminham a sua volta e isso dificultaria o seu deslocamento. Isso se assemelha à resistividade elétrica de um material. Mas pense por outro lado, imagine que o mundo tivesse parado e só você continuasse a se mover, você teria a mesma dificuldade de caminhar neste mesmo terminal com o mesmo número de pessoas? Fica quase evidente que não, pois você consegue prever a posição de cada uma das pessoas enquanto caminha e pode, então, desviar de todas elas com mais facilidade, o que não ocorre às 18:00 no terminal central de ônibus de Florianópolis.

|1|2|3|Próxima