José Leite Lopes

José Leite Lopes (1918-2006) físico brasileiro foi fundamental para criação e consolidação da física teórica no Brasil. Participou de articulações para criar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) juntamente com Cesar Lattes. Como pesquisador, destacou-se na área de física de partículas e trabalhou no problema da integração de forças fundamentais da natureza. Por muito pouco ele não chegou à teoria unificada das interações eletromagnéticas e fracas, que deu o prêmio Nobel a Steven Weinberg. Seu principal trabalho na área foi a previsão teórica de um novo tipo de partícula fundamental, o bóson vetorial.

 

jose

José Leite Lopes (1918-2006)

José Leite Lopes também tem uma produção artística que inclui desenhos e pinturas que ele vem realizando desde os anos cinqüenta. No conjunto de suas obras , a temática se diversifica: paisagens, casario, figura humana, madonas, cristos, catedrais e vitrais. Em uma de suas frases ele diz o seguinte:

"Prazer você tem também vendo belas pinturas, vendo belas esculturas,
vendo belas arquiteturas, vendo a bela arte, como você tem prazer na
física. Eu tive esse prazer ao fazer um trabalho original e propor umas
idéias novas"
(José Leite Lopes)

silencio        eclipse        f         k

                                "Silêncio" - 1956                        " Eclipse" - 1975           "O Chão do Vitral" - 1966   "Vitral Brasileiro" - 1974