Histórico

O homem sempre teve a curiosidade de saber do que as coisas são formadas.

Por volta de 400a.c., na Grécia, Demócrito supôs que todo a matéria era constituída de partículas indivisíveis, impenetráveis e invisíveis, que chamou de Átomo (do grego: indivisivel) .


Em 1807 Dalton lançou seu modelo atômico onde reafirmou a teoria de Demócrito. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, com massa definida e propriedades características.

dalton

John Dalton (1766-1844)

O modelo atômico de Dalton fora superado, quando em 1887 Thompson analisando dados de seus experimentos descobriu o elétron e cria o modelo atômico denominado:"pudim de passas". Então o átomo foi fragmentado.

thomson

Modelo Atômico de J. J. Thomson. As cores e escalas são meramente ilustrativas.


Em 1908 Rutherford constatou em seus experimentos que havia espaço vazio no átomo, quebrando o modelo de Thompson. Rutherford afirmou que o átomo era constituído de um núcleo pequeno e denso de carga positiva.


Dois anos depois Niels Bohr o completou, criando o que hoje é chamado modelo planetário, onde os elétrons orbitariam em torno do núcleo, esse formado por prótons e nêutrons. Assim com novas tecnologias a estrutura atômica foi se tornando cada vez mais complexa.

bohr

A figura representa o modelo atômico de Bohr. As cores e escalas são meramente ilustrativas.

O vídeo representa o modelo atômico atual da estrutura da matéria.

 

Hoje sabemos que prótons e nêutrons não são indivisiveis, são constituidos por outros elementos. Mas assim como Demócrito pensava, a matéria é formada aparentemente por partículas indivisiveis as quais chamamos de Partículas Elementares.

 

Essas partículas formam o que chamamos MODELO PADRÃO ATÔMICO.