Raios Cósmicos e a Saúde

Agora que já sabemos o que são e como reagem, vamos ver o que os RAIOS CÓSMICOS podem causar para nossa saúde e para o funcionamento de nossos equipamentos caseiros. A exposição a diferentes radiações emitidas pode interagir com o nosso corpo de várias formas, podendo ser prejudicial, ou não, à nossa saúde.

 

Se ficarmos expostos ao sol, poderemos ter problemas na pele. Ou mesmo se olharmos diretamente para o ele, perderemos a visão.

 

Se ficarmos expostos a raios X, aumentamos nossa chance de desenvolver um câncer.

raios_x

Radiografia da mão da esposa de Roentgen, realizada em 22 de dezembro de 1895. Esta é tradicionalmente conhecida ser “a primeira radiografia”.

 

E se ficarmos expostos aos Raios Cósmicos?

Na verdade estamos expostos aos Raios Cósmicos todo o tempo, mas assim como nos dois casos acima, existem recomendações de proteção a exposição a essas radiações. Apesar da grande incidência de raios cósmicos sobre a Terra, a maioria de nós está protegido pela atmosfera. Ela faz com que os raios percam energia através dos vários choques.

 

raios_c

A figura mostra o "chuveiro de partículas" ocasionado pela colisão de um raio cósmico com a atmosfera terrestre. As diferentes cores representam diferentes partículas.

 

Portanto quanto mais alto for o lugar que você está, mais radiação estará recebendo, pois vai ocorrer um número menor de colisões até chegar a você. Assim o melhor lugar para estar para minimizar a exposição a esta radiação é o nível do mar.


Mesmo as pessoas que moram em cidades com grande altitude não sofrem com esta radiação, mas há pessoas que podem sofrer, são elas: pilotos, aeromoças e outros que trabalham em vôos de grande altitude, além dos astronautas.